Publicações
Copa e farinha: tudo sobre o pão no Catar
Pães tradicionais, pães para acompanhamento, tradições em comum com o Brasil e, claro, sinais do hexa, são algumas das curiosidades trazidas pela Motasa 65 no clima de Copa. Trouxemos tudo sobre hábitos do povo Catari e a relação deles com uma das comidas mais populares do mundo e a nossa favorita, o pão.
Khubs Rgag
Semelhante ao pão de folha, preparado com farinha, água e sal, tem a massa batida e enrolada para ser cozinhada no tawaah, prato de ferro que costuma ser utilizado sobre o carvão em chamas. É crocante e certamente pode ser encontrado durante a Copa pelos turistas que visitam a capital, Doha. Costuma ser servido com queijo kiri ou outros recheios menos tradicionais, como o creme de avelã.
Saloona
Sinal do hexa? O pão une nações e no caso de Brasil e Catar uma sopinha vai bem para fechar a pedida. Tipo de ensopado clássico arábe é preparado para grandes refeições em família. Quase como a tradição brasileira, pode ser feito com diversos ingredientes à disposição, mas costuma levar algum tipo de carne com legumes da estação bem temperados. E a tradição manda: o pãozinho para molhar no caldo não pode faltar.
Khanfaroosh
Se você não sabia como é o café da tarde catari, nós te mostramos. Você vê na imagem o Khanfaroosh: com base de farinha de arroz, cardamomo e leite, esse pão doce tradicional do Catar é preparado frito. É crocante, muito aromático e costuma ser mergulhado no mel.
Tabule e pão sírio
Já conhecido pelos brasileiros, o tabule é um prato catari preparado com trigo, tomate, cebola, pepino e temperos diversos. É consumido acompanhado de pão sírio, também conhecido no Brasil, mas muito popular no Oriente Médio.