Publicações

Felicidade, nutrição e tradição: uma homenagem ao trigo

Um dos cereais mais antigos, cultivado pelo homem há mais de oito mil anos atrás, o trigo é presença tão marcante nas mesas de famílias pelo mundo que tem um dia especial para celebrá-lo: 10 de novembro. É encontrado em preparação de salgados, doces, sopas, saladas, iogurtes, purês… E é claro, utilizado para produzir a farinha M65 da Motasa, que pode estar presente em todos esses pratos e muito mais.

O trigo é felicidade, nutrição e tradição.

É felicidade, porque os alimentos derivados dele são essenciais para a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, um neurotransmissor. Sim, pão é felicidade. A sensação de bem-estar, regulação do apetite e redução de ansiedade são alguns dos benefícios do consumo do trigo.

É nutrição, porque é rico em vitamina C e carboidratos, presentes e essenciais na maioria das dietas. Também possui vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio e é bastante utilizado como complementação nutricional. O trigo contribui para a redução de riscos de doenças como refluxo, síndrome do intestino irritável, asma e outras. Além disso, auxilia no controle do apetite.

É tradição brasileira, porque, quando trazido pelos portugueses para São Paulo, se adaptou tão bem ao clima do país que passou a ser cultivado em diversas outras áreas e teve expansão rápida.

São 8 mil anos de trigo. São quase 70 anos de Motasa. É mais um dia 10 de novembro marcado por esse alimento tão necessário. Obrigado, trigo!

Leia também