Publicações

Hot Cross Buns: o pão de Páscoa dos ingleses

Um pão cheio de significados e muito saboroso. O Hot Cross Buns é consumido em todo Reino Unido, além de outros países de língua inglesa, no período da Páscoa. A tradição indica a Sexta Feira Santa como data ideal para desfrutá-lo, já que a cruz formada pelo recheio doce relembra a crucificação de Cristo. A chef padeira Denise Perdigão traz todos os detalhes para que você prepare um Hot Cross Buns delicado e irresistível, que vai muito bem acompanhado com café ou chá.

Você vai precisar de:

Farinha Motasa65 – 500g
Fermento seco – 15g
Sal – 5g
Açúcar – 85g
Canela em pó – 20g
Cravo em pó – 10g
Um toque de noz-moscada ralada na hora
Manteiga em temperatura ambiente – 50g
Ovo (1 ovo) – 50g
Leite integral – 300g
Frutos secos variados (tradicionalmente uvas passas brancas) 250g
Casca de laranja e limão confitada – 50g

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes, exceto os frutos secos, e sovar bem. A massa é bastante hidratada e, portanto, pegajosa, mas depois da primeira fermentação fica ótima de trabalhar e bolear. Acrescentar os frutos secos e sovar bem até misturar tudo. Fermentar de 2 a 3 horas. Dividir a massa em 12 pedaços de mais ou menos 100g. Após isso, bolear e pôr numa forma untada.

Fermente por mais uma hora e depois faça uma pasta de farinha com água (a mesma medida de água e farinha) e uma colher de chá de óleo, misture bem e use um saco de confeiteiro para formar as cruzes em cima dos bolinhos. Não precisa pincelar com ovo. Asse a 220°C de 20 a 25 minutos.

Assim que os bolinhos saírem do forno, pincele com geleia de damasco (ou qualquer outra de cor clara e gosto mais ácido) misturada com um pouco de água para dar uma diluída. Com isso, o seu tradicional Hot Cross Buns está pronto para ser degustado.

Siga @motasa65 no Instagram para ficar por dentro de mais receitas.

Leia também