Publicações

O pão e a Páscoa

O pão é um dos símbolos mais importantes da páscoa para diversas religiões. Para as mais variadas culturas ele traz significados como a importância da partilha, a fartura e até mesmo a transformação. Para a Motasa 65, o pão é tudo: trabalho, alimento, e uma vida inteira de dedicação pura por mais de 70 anos. Por isso, essa data tão importante não pode passar despercebida. Confira abaixo as principais receitas que simbolizam a relação entre a páscoa e o pão:

O Cristianismo e a Colomba Pascal
Já mostrada anteriormente no instagram @motasa65, a Colomba Pascal representa a vinda do Espírito Santo, por ser um pão doce com forma semelhante a uma pomba. O animal é uma representação da paz e um símbolo utilizado nos sacrários. Na Itália é muito consumido na segunda-feira de Páscoa, a chamada “Pasquetta”.

O Judaísmo e o Pão Ázimo
Para os judeus, o Pão Ázimo relembra a fuga do Egito. Isso, porque é feito sem fermento, representando a fuga às pressas das famílias hebraicas. O pão ázimo ou asmo, matzo (ídiche) ou matzá (hebraico), é feito apenas de farinha de trigo e água (e pode ser também preparado com cereais como aveia, cevada e centeio). A massa é feita rapidamente, por isso não há fermentação.

O Toque brasileiro: pão de coco
Macio, grande e fofo: o pão de coco é um prato típico do Ceará. É uma adaptação da Colomba Pascal mais adocicada e traz o toque brasileiro para a criação.

E é com esse toque adocicado que, em breve, no Instagram @motasa65, vamos trazer receitas completas de páscoa durante o mês de abril. Siga o perfil para ficar por dentro de tudo.

Leia também