Publicações
Os melhores pães do mundo
Se pudesse chutar de onde vem o melhor pão do mundo, qual seria o palpite? França? Itália? Estados Unidos? Errado. Atualmente, os melhores pães do mundo são do Japão e da China. Os asiáticos vêm dando um show na arte da panificação nos últimos anos, chegando ao topo da gastronomia com iguarias premiadas e respeitadas em todo planeta.
Os japoneses ganharam destaque entre os melhores do mundo ao conquistar o Mundial do Pão (Mondial du Pain), competição organizada pelo Ambassadeurs du Pain a cada dois anos. A última edição do torneio foi realizada em outubro de 2019, em Nantes (França) e reuniu representantes de 16 países, entre eles o Brasil. No pódio, destaques para Taiwan em segundo e França em terceiro. Além da vitória na sétima edição do mundial, o Japão também recebeu 3 dos 6 prêmios especiais: melhor assistente, melhores lanches e peça artística. A próxima edição ocorre no dia 17 de outubro de 2021.
No caso da China, o título também veio a nível mundial, porém em outra premiação que reúne os melhores de diversos países. Os chineses venceram a Copa do Mundo de Panificação (Coupe du Monde de la Boulangerie) de 2020, realizada em Paris (França). O torneio ocorre a cada quatro anos durante a feira Europain com 12 seleções mundiais. O Japão conseguiu a segunda colocação e a Dinamarca ficou em terceiro. As equipes foram avaliadas em quatro categorias: baguetes e pães do mundo; peça artística; bolos doces e panificação gourmet.
A força asiática nas competições mundiais já vem sendo demonstrada há algum tempo. Segundo colocado no Mondial du Pain de 2019, Taiwan já conquistou o bicampeonato da competição de forma consecutiva. A Coréia do Sul também merece um destaque especial, sendo a penúltima vencedora da Coupe du Monde de la Boulangerie, conquistada em 2016.
Brasil no mundial
O Brasil marcou presença no Mondial du Pain pela quinta vez em 2019. A seleção brasileira contou com Johannes Roos, Embaixador do Pão e técnico de fermentação natural da Puratos, Fernando de Oliveira, campeão da Seletiva Puratos Mondial du Pain na Fipan 2018, e Lucas Mariano, auxiliar técnico de padeiro. A seleção brasileira apostou na tradição indígena para mostrar um pouco a cultura do país. Para a próxima edição, o Brasil já confirmou presença entre os candidatos.