Publicações

Panificação japonesa

Conheça detalhes da panificação japonesa

Quem pensava que a base da culinária nipônica era arroz e frutos do mar, é melhor mudar de ideia. O mercado de pães no Japão é uma realidade. Com uma história rica, crescimento do consumo, aumento de padarias e incorporação das tradições locais, a panificação japonesa vem chamando atenção. Os atuais campeões do Mundial do Pão estão provando que não se encontra qualidade apenas em países como França e Itália. Através de técnicas diferentes e produtos com a marca de sua gastronomia nos pães artesanais, os japoneses têm muito para ensinar ao resto do mundo.

Com os primeiros registros no século XVI, o pão chegou ao Japão através de comerciantes portugueses. Por isso, o nome ficou como “pan”, adaptação da palavra na língua portuguesa. A primeira padaria japonesa foi inaugurada em 1869, montada por Yasubei Kimura, percursor da panificação no país. Kimura também foi responsável por inventar uma iguaria local, o anpan, um pão redondo recheado com anko (feijão azuki). Em 4 de abril de 1875, Kimura fez uma versão especial do anpan para o imperador Meji, com pétalas de sakura para que ele levasse em seu passeio de primavera. O episódio ajudou a popularizar o pão no país e deixou a data conhecida como o Dia do Anpan.

Um detalhe interessante da panificação nipônica é o uso de uma farinha especial. Desde a época de Kimura, o uso da farinha de sakadane (arroz) é uma das formas de deixar sua marca na panificação. Os fermentos a base de arroz são utilizados na fabricação de muitos pães japoneses, um exemplo já consagrado na fabricação do saquê.

Considerada uma prática moderna, o consumo de pão vem crescendo e impressionando pela diversidade no país. Confira alguns pães populares no Japão.

Anpan – Pão doce e redondo com recheio de anko, pasta doce de feijão azuki amassada para ter uma textura delicada e consistência lisa. Conhecido como primeiro pão tradicionalmente japonês e um ícone da cultura nipônica, inclusive inspirado o anime Anpanman que conta a história de super-herói com cabeça de anpan, além de outras representações populares.

Shokupan – Tradicional pão de leite com massa fofa e casquinha densa. Traduzido como “pão alimento”, é popular no cardápio de casas de chá e cafeterias japonesas.

Meron-Pan – Conhecido como “pão de melão” pela sua aparência, é um pão doce, redondo, macio e com a cobertura parecida com um bolo ou cookie.

Karê pan – Pão frito com recheio de curry. Tem aparência crocante, maciez, cobertura de farinha de rosca e um sabor adaptado à culinária japonesa.

Leia também